Categorias
Notícias

Debate sobre acessibilidade digital encerra evento em Brasília

Fotos: Ricardo Joffily
Brasília 06/12/2012 – No último dia do 2º Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social, realizado desde o último dia 3, em Brasília, a Defensoria Pública da União, por intermédio da Escola Superior, promoveu mesa-redonda com o tema Acessibilidade Digital e Governo Eletrônico – Espaço Urbano e Arquitetura Acessível.

Participaram do debate dessa quarta-feira (5) os defensores federais Alexandre Mendes e Eduardo Nunes de Queiroz; a analista em ciência e tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Liliane Vieira Moraes; o diretor do Departamento de Governo Eletrônico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Batista Ferri de Oliveira; e o analista de planejamento e gestão urbana da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Humano do Distrito Federal Michel Silva de Oliveira.

O defensor público federal Alexandre Mendes Oliveira lembra que, se as pessoas necessitadas já têm natural dificuldade de conhecer seus direitos e os meios de garanti-los, aquelas com deficiência têm dificuldade ainda maior pela falta de acessibilidade. “É por isso que a DPU procura se fazer presente em eventos como esse, para a ouvir os anseios desses brasileiros, promover a orientação jurídica e a defesa de seus direitos, inclusive do próprio direito à acessibilidade digital e urbanística”.

Liliane Moraes é deficiente visual e participou, a convite da DPU, dos três dias do evento. De acordo com ela, “a maior importância de um evento como esse é difundir o saber jurídico ao segmento que tem dificuldade de acesso, que é o das pessoas com deficiência”.

Essa foi a segunda vez que a DPU participa do Salão de Acessibilidade. Além dos debates realizados nos três dias do evento, representantes da instituição atuaram em um estande para prestar informações sobre o trabalho da Defensoria.

Leia também

Defensores participam de evento sobre acessibilidade em Brasília
Trabalho, previdência e emprego são discutidos em evento sobre acessibilidade

Assessoria de Imprensa
Defensoria Pública da União