O 3º Salão de Negócios da Acessibilidade Reabilitação e Inclusão Social é uma feira de negócios inclusivos para promover oportunidades de trabalho e renda voltados para as demandas das pessoas com deficiência. O evento tem entrada franca e o tema principal é a inclusão social de pessoas com deficiência por meio da geração de trabalho e renda, bem como por meio da acessibilidade e da reabilitação. Apresenta-se também como um espaço para proporcionar intercâmbio e gerar uma mobilização em defesa da dignidade, dos direitos, da cidadania e do bem-estar das pessoas com deficiência.
O programa do evento inclui além de exposição de produtos e serviços para as demandas das pessoas com deficiência, painéis para discussão de temário sobre Acessibilidade, Reabilitação, Direitos Humanos, Cidadania, Economia, Geração de Renda, Valores da Autogestão e Política de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência, shows musicais, atividades de teatro, esportivas, literárias, cinematográficas, oficinas, seminários e cursos livres. Simultaneamente será desenvolvido um programa, de consistência, com participação nacional, para promover a inclusão econômica e social de pessoas com deficiência, sensibilizar a sociedade e fomentar a discussão de políticas e estratégias que visem a geração de renda e a criação de produtos e serviços destinados a este público.
O formato do evento permite atrair para Brasília, participação dos estados brasileiros com exposição de experiências exitosas de inclusão social, principalmente por meio da geração de renda, para pessoas com deficiência; participação do setor de saúde, educacional e centros de pesquisa sobre o que há de mais recente em tecnologia assistiva sendo produzida no país com vistas à prevenção, reabilitação e autonomia das pessoas com deficiência, bem como mostra da organização da cadeia produtiva e social das pessoas com deficiência.
No propósito de desenvolver uma cultura de eventos inclusivos para promoção da pessoa com deficiência, o evento pretende ainda promover um debate com a sociedade, grupos organizados e os interessados na acessibilidade e inclusão social da pessoa com deficiência, além de divulgar as conquistas recentes em reabilitação. Promoverá também o empreendedorismo, a geração de renda para pessoas com deficiência, a identificação e a exposição de produtos e serviços sociais inclusivos.