RODADA DE NEGÓCIOS

Relatório da 1ª  Rodada de Negócios de Acessibilidade e Inclusão Social

A 1ª Rodada de Negócios de Acessibilidade e Inclusão Social, promovida pela ECOSOL, aconteceu na Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no dia 16 de novembro de 2011, no horário de 14h00 as 18h00. Participaram da Rodada de Negócios investidores/âncoras de diversos segmentos, interessados nos projetos inscritos na Rodada de Negócios.

Na condição de empresas Âncoras – Investidores – compareceram vinte nove empresas, com destaque para a Organização Mundial de Diretos Humanos – OMDH e Renaut do Brasil.

Os ofertantes marcaram presença com 14 projetos apresentados por entidades que atuam em favor do desenvolvimento social, intelectual, cultural e esportivo de pessoas portadoras de necessidades especiais. Foram apresentados projetos envolvendo dança, teatro, artesanato, esporte, entre outros.

Foram inscritos dezesseis projetos, dos quais dois não compareceram ao evento, o que resultou na apresentação de quatorze projetos:

  • ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL DO DF:
    Apresentou trabalhos artesanais desenvolvidos pelos associados;
  • COOPERATIVA MARIA FLOR:
    Apresentou a célula do projeto que atua com portadores de necessidades especiais, na produção de flores artesanais;
  • FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – PROJETO PÉS:
    Apresentação de dança com a participação de portadores de paralisia cerebral;
  • INSTITUTO CISNE:
    Trabalhos artesanais desenvolvidos por portadores de necessidades especiais;
  • PESTALOZZI DE BRASÍLIA:
    Grupo de dança “Corpo e Movimento” formado por portadores de necessidades especiais;
  • INSTITUTO MÃOS DE ARTE:
    Projetos Curta escola, Estúdio Mãos de Arte, Design, Pincel Virtual e Mente Aberta, todos voltados para o desenvolvimento de portadores de necessidades especiais;
  • RENAUT DO BRASIL:
    Projetos de transporte adaptado;
  • ASSOCIAÇÃO DE DEFICIENTES DO VARJÃO:
    Artista tetraplégica que faz pinturas com a boca, além de ser autora de livros e palestrante;
  • PROJETO CONVIVER:
    Artesanato desenvolvido por pessoas portadoras de necessidades especiais;
  • INSTITUTO SURDODUM:
    Grupo musical formado por portadores de deficiência auditiva;
  • ADGE ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES DO GAMA E ENTORNO:
    Basquete e Rúgbi praticados por cadeirantes;
  • APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS:
    Diversos projetos nas áreas de artesanato, gastronomia, plantas ornamentais, panificação, e confeitaria, com a participação de portadores de necessidades especiais;
  • PENITENCIÁRIA FEMININA DO DF:
    Artesanato desenvolvido por detentas, com necessidade de inclusão social;

A captação de participantes, âncoras e ofertantes, foi efetuada por meio de contatos telefônicos, e-mails, envio de fax e visitas presenciais. A base dos contatos foi composta por listagens encaminhadas pela ECOSOL e mailings da empresa organizadora da Rodada.

Vinte empresas âncoras aceitaram o convite e preencheram a Ficha de Inscrição. Com as ausências registradas e inscrições efetuadas no local, apurou-se o número de 29 investidores na Rodada. Com relação aos ofertantes, dezesseis projetos confirmaram participação, dos quais dois não compareceram ao eventos.

O número de empresas participantes atendeu às expectativas previstas na reunião inicial para definição de escopo da Rodada, quando foram discutidas as particularidades relacionadas ao perfil dos participantes, de onde se previu uma Rodada com a participação de aproximadamente 16 projetos e 20 empresas âncoras.

O fato de o espaço destinado à Rodada ser aberto, dificultou a coleta das avaliações, uma vez que os participantes saiam do espaço sem se comunicarem com a coordenação.

Comentários dos Participantes

Linda dos Santos – Cooperativa Maria Flor – “Extremamente necessário presença de autoridades (GDF, Ministérios, Embaixadas, Empresas Privadas). Verificar previamente o período com datas mais atrativas (período de pagamento e no início do mês). Checar a possibilidade de realizar o próximo evento no 1º semestre. Divulgação com antecedência. Trazer a mídia com antecedência ainda (TV e Rádio). Possíveis parceiros internacionais (exportação)”.

Rafael Tursi – Fundação Universidade de Brasília – “Tenho interesso em futuras parcerias.”

Associação Pestalozzi – “Divulgação: ter apoio das redes de televisão e rádio. Conhecer melhor o evento e quem faz parte dele, como coordenadores e participantes envolvidos.”

CECAIS – “O evento foi muito importante, acredito que uma divulgação antecipada do evento seria bom para maior participação de todos”.

 

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