Categorias
Notícias

Trabalho, previdência e emprego são discutidos em evento sobre acessibilidade

Foto: Ricardo Joffily
Brasília 05/12/2012 – Os debates do segundo dia do Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social tiveram como tema Trabalho, Previdência e Emprego. A mesa-redonda dessa terça-feira (4) foi composta pela defensora pública-chefe da Defensoria Pública da União de 2ª Categoria no Distrito Federal (DPU/DF), Liana Pacheco Dani, pelo defensor Thiago Takai e pela procuradora federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Maria Carolina Rosa.

A procuradora falou aos presentes sobre o tema Previdência. Ela destacou que, entre as tarefas do instituto, está a promoção da acessibilidade. ‘’O INSS tem o dever de promover um programa de habilitação de pessoas com deficiência’’, afirmou. De acordo com ela, a instituição precisa trabalhar para permitir que pessoas com alguma deficiência possam realizar determinadas tarefas.

Em sua palestra, o defensor Thiago Takai abordou os direitos dos deficientes para atuação no mercado de trabalho e também sobre a obrigação que as empresas têm de destinar vagas a deficientes físicos.

2º Salão de Negócios da Acessibilidade

O evento, realizado pela Cooperativa Central de Apoio ao Sistema ECOSOL no Distrito Federal – ECOSOL Base Brasília –, é uma feira de negócios inclusivos para promover oportunidades de trabalho e renda voltados para as demandas das pessoas com deficiência.

Esta é a segunda edição da iniciativa. Desta vez, acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade. A entrada é franca e o tema principal é a inclusão social por meio da geração de trabalho e renda e da acessibilidade e da reabilitação.

Mais informações pelo site: www.salaodaacessibilidade.com.br.

Confira a programação.

Leia mais:
Acessibilidade será tema de painel coordenado por defensores
Defensores participam de evento sobre acessibilidade em Brasília

Assessoria de Imprensa
Defensoria Pública da União