Estudantes deficientes visuais do Campus Taguatinga Centro estão participando, nesta semana, do 2º Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social que ocorre até quinta-feira, 05 de dezembro, no Pavilhão de Exposições no Parque da Cidade.
A estudante Fernanda Martins, que além do curso de Inglês para Cegos doCampus Taguatinga Centro também faz o Curso Técnico em Eventos no CampusBrasília, diz que está trabalhando como monitora no 2º Salão de Negócios da Acessibilidade. O trabalho da estudante consiste em receber os visitantes e explicar a eles como se cadastrar em um sistema nacional de trabalhadores que sejam Pessoas com Necessidades Específicas (PNE).
O texto usado por Fernanda está escrito em braille e ela conta que muitas pessoas já passaram pelo estande do Instituto Federal de Brasília (IFB). Todos esses visitantes foram orientados por ela, que pode vir a trabalhar nessa área durante a Copa de 2014, mas recebendo e orientando os visitantes em Inglês, que já está sendo estudado no IFB.
Vagas para PNE
A coordenadora do Núcleo de Assistência às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFB, Girlane Florindo, que também participa do evento, lembra que o Instituto Federal de Brasília tem vagas reservadas para os PNE’s em seus cursos.
O Instituto está em busca desses estudantes, tanto para atender à necessidade de capacitação que eles têm, como para ampliar a diversidade na Instituição e prepará-la para atender a grupos diferentes. Sobre o trabalho dos estudantes no evento ela diz que isso serve até para quebrar o mito de que PNE’s podem não ser produtivos.
Fonte: Instituto Federal de Brasilia